Vila.Tur  



Bauernmalerei (Bauer) – Pintura Alemã

Bauernmalerei significa, Bauer (agricultor, em alemão), e maler (pintor, pintura) traduz-se então como uma pintura camponesa.
Inventada na Alemanha pelos agricultores que pretendiam dar cor e vida aos seus móveis velhos, a técnica de pintura imitava o mobiliário dos Senhores Feudais. Nos dias de hoje, ela é bastante difundida em todo o mundo graças à sua aura campestre e romântica.
Famosa por retratar elementos da natureza e arabescos barrocos, esse estilo de pintura retrata principalmente flores, como rosas, tulipas, miosótis, margaridas, entre outras plantas europeias.
Como se fosse uma escrita, a pintura Bauernmalerei tem um significado para cada motivo retratado, previamente determinado.

Pode-se aplicar a pintura em paredes, vasos e cachepôs, soleiras de portas e janelas, lambrequins e onde mais a imaginação couber! Uma maneira simples e de bom gosto de renovar o ambiente!


História da pintura Bauernmalerei
Surgida na Alemanha e muito difundida em seu país, esse estilo de pintura foi criado por camponeses que, no período pós-guerra medieval, buscavam imitar os nobres. Ao observarem que as pessoas de posses pintavam e reformavam seus castelos pela contratação de artistas renomados, os pobres, por não terem como contratar esses mesmos pintores, inovavam e decoravam as suas casas inspirados naquilo que viam.
Por isso, eles retratavam flores, pássaros, frutas e figuras humanas em suas janelas, portas e móveis em geral, agregando valor estético e artístico em suas residências simples de madeira.


A Técnica da Pintura Bauernmalerei
Em geral, ela é feita em peças de madeira, mas pode ser aplicada em outros materiais. São utilizadas, para isso, tintas acrílicas foscas e a peça costuma ser encerada, nem sempre envernizada. Os pincéis usados são redondos, com uma mescla de tons de tinta aplicadas nele, geralmente dois tons de cada vez.
Mas nem todas as flores que vemos por aí podemos dizer que é a pintura Bauernmalerei!
A autêntica pintura bauernmalerei é feita com uma única e sutil pincelada por vez, sem que o traço seja refeito e, costumeiramente, em forma de uma vírgula, ou seja, semicircular. As cores usadas são mais vivas, sem muitas misturas.