Casa Franz

Conjunto formado por edificação e anexo, inserido no perímetro rural do município, tem sua data de construção no ano de 1900. A edificação é mista, sendo o corpo de maior volume feito em estrutura enxaimel com preenchimento em taipa de mão e demais ambientes construídos em madeira. Seu embasamento é feito em alvenaria de tijolos e pedras irregulares, estando acima do solo. A planta se organiza em sala (taipa) com acesso ao sótão, um quarto à esquerda, cozinha e área de serviço aos fundos (todos em madeira) e varanda frontal, que se estende por toda a largura da sala.
O guarda corpo da varanda é feito em madeira treliçada, pilares com mão francesa e escada em frente à porta da sala.A cobertura é feita em duas águas de forte inclinação, terminando em galgo-de-contrafeito, cumeeira paralela à fachada frontal. A varanda não possui cobertura independente, sendo protegida pela cobertura principal. A cobertura do anexo lateral esquerdo é feita em meia água em sentido ortogonal à cobertura principal. As empenas laterais são construídas em madeira.
As esquadrias conservam sua concepção original e diferem-se no corpo enxaimel e nos corpos de madeira. Na parte em enxaimel são de madeira em verga reta, com bandeira fixa e duas folhas de abrir. Nos ambientes em madeira, tem dimensões menores e sem vidro, somente com escuras de madeira de uma folha de abrir. O lote original está preservado, conferindo ao conjunto autenticidade no que se refere à sua implantação original.

Rua Sarmento, s/n

Foi tombada pela FCC no ano 2017.