Histórico da Vila Itoupava

A Vila Itoupava é um distrito de Blumenau, localizado na região norte, distante 25 km do centro da cidade. Limita-se ao Norte com os municípios de Jaraguá do Sul e Massaranduba; a Oeste, com o município de Pomerode; a Leste, com o município de Massaranduba e ao Sul, com o bairro Itoupava Central. 

Sua localização está a 200 metros de altitude. Numa região montanhosa, de terreno acidentado, com belas paisagens que remetem à vida tranquila no interior, cortada por pequenos vales e riachos, e cercada de muito verde – 87% de seu território de 91 km² está na área rural. Sua economia é mista, fazendo-se presente a indústria têxtil, a produção agrícola em pequenas propriedades rurais e o comércio. Trata-se do ‘recanto mais alemão da cidade’ e a maior parte de seus cerca de 7 mil habitantes ainda preserva os traços culturais trazidos por seus antepassados no século 19 – 90% da população ainda fala alemão. Além da língua, dão testemunho disso as casas construídas na técnica enxaimel, a gastronomia, os clubes de caça e tiro (dos 40 clubes na cidade, 8 estão na Vila) e os grupos de dança folclórica. O nome ‘Itoupava’ é de origem tupi-guarani e significa ‘pequeno salto’, ‘corredeira’.

Os primeiros moradores vieram em 1867. A região era conhecida por Unter Itoupava Rega (Itoupava Rega Baixa). A palavra "Rega" vem do nome de um rio localizado atualmente na Polônia, região histórica da Pomerânia, de onde vieram a maioria dos imigrantes que se instalaram na nossa região e falavam o Plattdeutsch/Pomerano. 

O processo colonizador do Dr. Blumenau por volta de 1860 foi direcionado para a região norte, quando a necessidade de se estabelecer uma comunicação rápida e eficiente com a próspera colônia D. Francisca (atual cidade de Joinville) obrigou a abertura de linhas coloniais em direção ao Vale do Rio Itapocu, causando o deslocamento de imigrantes alemães para esta região.

A região pertencia ao Distrito de Massaranduba (que fazia parte de Blumenau). A elevação da Vila Itoupava a condição de Distrito aconteceu através do Decreto Lei Estadual nº 941, de 31 de dezembro de 1943 assinado pelo então governador Dr. Nereu de Oliveira Ramos.

Na sequência, o perímetro do Distrito de Vila Itoupava foi fixado através do Decreto Lei Municipal nº 103, de 24 de janeiro de 1944, pelo Prefeito Bruno Hildebrand, ato que configura a instalação efetiva da Vila Itoupava e sua Intendência Distrital.

Somente em 1974, através da Lei Municipal nº 2.022, de 20 de agosto, na administração Félix Theiss, foi definido o perímetro urbano do Distrito.

Vegetação
Possui uma formação vegetal exuberante e complexa, composta por diversos agrupamentos. Nos topos de morros é formado por vegetação típica de cristas de serra. A cobertura vegetal da floresta se apresenta alta, densa e sombria, tornando-se muito fechada em algumas áreas.

Hidrografia
Localizada na Bacia do rio Massaranduba, tem os seguintes emissários: ribeirões Saxônia, Sarmento, Areia, Braço do Sul, Itoupava Rega Central, Itoupava Rega, Treze de Maio, Braço Sul do Treze de Maio, Tifa da Banana, Fundo Testo Sete e Braço Sul Grande do Treze de Maio.

Relevo
O relevo da Vila Itoupava possui como característica principal ser um terreno bastante irregular e acidentado, rodeado de pequenos vales estreitos. Pode chegar a altitudes que atingem 500 m ao Norte, com 717 m no seu ponto culminante, nas divisas com os municípios de Jaraguá do Sul e Massaranduba.