Roteiro

VILA ITOUPAVA - UM RECANTO ALEMÃO NO BRASIL

A Vila Itoupava é o bairro mais alemão do Brasil. É um distrito localizado na região norte de Blumenau, distante 25 km do centro da cidade. Está numa região montanhosa, de terreno acidentado, com belas paisagens que remetem à vida tranquila no interior, cortada por pequenos vales e riachos, e cercada de muito verde – 87% de seu território está na área rural e 90% da população ainda fala a língua alemã. Além da língua, dão testemunho disso as casas construídas na técnica enxaimel, a gastronomia, os clubes de caça e tiro e os grupos de dança folclórica. O nome ‘Itoupava’ é de origem tupi-guarani e significa ‘pequeno salto’, ‘corredeira’.A Vila Itoupava é o bairro de Blumenau com a maior concentração de Clubes de Caça e Tiro do Brasil; dos 40 na cidade, 8 clubes estão sediados na Vila Itoupava. Os clubes de caça e tiro, na Alemanha chamados de Schützenverein, são originários dos países germânicos. Não praticam a caça, mas várias competições são realizadas nestes clubes, além de muita festa e alegria. A tradição secular ainda se mantém preservada na Vila Itoupava, a região mais alemã de Blumenau.  
Além dos visitantes contemplarem belas paisagens na Vila Itoupava, também podem participar da seguinte programação completa, que segue abaixo:   

1) Visitação ao Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava. O imóvel construído em 1898 abrigou uma cervejaria. Os visitantes podem conhecer os equipamentos que fabricaram a primeira cerveja Bock do Brasil, entre outros estilos. No auditório, os visitantes acompanham uma palestra sobre a Vila Itoupava, imigração alemã na região, arquitetura e a tradição centenária dos Clubes de Caça e Tiro. Desta forma, ficam sabendo o significado da tradição centenária com a qual irão interagir logo mais.

2) Visitação casa Franz.
A casa Franz – é a segunda casa mais antiga da região da Vila Itoupava construída no sistema de taipa (pau a pique) ≈ 1880

3)  Visitação – Empório Hein (artesanato, souvenir, chocolate, ...).

4) Visitação com degustação na Vila Serrana.
Com seus produtos Schluck (licores e o primeiro Bier Likör (licor de cerveja) do Brasil). Empresa familiar com tradição desde 1945. 

5) Kleine Schützenfest (Mini Festa de Rei e Rainha de Clube de Caça e Tiro).
Trata-se de uma pequena festa de Rei e Rainha, evento trazido pelos imigrantes alemães. O visitante vai interagir, num curto espaço de tempo, toda a sequência desta tradição, que inicia com a recepção com música, grupo de dança folclórica (Grupo Folclórico Freundeskreis), marcha e competição para saber quem será o Rei e a Rainha da competição de Vogelstechen (pássaro ao alvo) e também o Campeão e a Campeã do tiro. Oito pessoas com a melhor pontuação, serão homenageadas com medalhas, conforme a tradição secular.   
• Competição de Vogelstechen (pássaro ao alvo)
São três arremessos por pessoa com o objetivo de atingir o centro do alvo com o bico (ponta) do pássaro de madeira (medalha para a Campeã e Campeão).
• Competição de Tiro ao Alvo – 10 metros 
São três tiros por pessoa e o objetivo é atingir o centro do alvo – valendo medalha para os seis melhores colocados (Rainha e duas  Princesas - Rei e dois Cavalheiros). 

6) Condecoração com medalha:
Depois do término das competições haverá a condecoração com medalhas para os oito melhores nas competições. Após será feita a marcha em busca do Rei e Rainha (os dois melhores na competição do pássaro).

7) Despedida:
No final, os visitantes serão conduzidos em formação de marcha com música e grupo folclórico até o ônibus para o embarque. 

* Para grupos acima de 25 pessoas, menos pessoas sob consulta. 
* Bebidas e transporte não inclusos. 
* Somente com pré agendamento.  
* Contato: turismo@vila.tur.br - (47) 99186-7452                                                                          

A alimentação também é uma opção conforme o cardápio típico abaixo: 

Almoço Típico  -  Mittagessen
Marreco recheado - Gefüllte Ente
Repolho roxo - Blaukraut(Rotkohl)
Purê de batata - Kartoffelbrei
Aipim frito - Speckmaniok
Arroz - Reis
Saladas - Weisskraut, Kopfsalat
Sobremesa: Sagu de vinho - Nachtisch: Weinsago mit Vanillesosse

Café Típico - Bauernfrühstück
Pão com lingüiça - Wurstbrot
Pão com sardinha e ovo - Sardinenbrot
Pão com geléia de porco - Sülzebrot
Pão com Kochkäse - Kochkäsebrot
Pães caseiros - Hausbrot (Hausbrotsorten)
Cucas variadas - Kuchensortiment (Kuchenauswahl)
Café, leite e açúcar - Kaffee, Milch, Zucker und Süssstof