Grupo AGVALEU e Estudantes do Curso de Turismo - SENAC

A equipe Vila.Tur recepcionou no dia 20 de junho de 2020 um grupo de guias da AGVALEU (Associação de Guias do Vale Europeu) e estudantes do curso de turismo do SENAC (Timbó, Pomerode, Benedito Novo, Rio do Sul e de Blumenau). A presidente da AGVALEU, Jaci Sissi Conink, agendou este evento para que os guias e futuros guias pudessem conhecer melhor a Vila mais alemã do Brasil.
O grupo foi recepcionado às 9:00 horas no CTC (Centro Turístico e Cultural da Vila Itoupava – antiga cervejaria Feldmann). Ainda no pátio, e sempre mantendo o distanciamento seguro, foram trocadas experiências na área do turismo. A conscientização da comunidade sobre o turismo foi levantada em diversos momentos, assim como a preocupação com a preservação dos imóveis antigos. Depois, foram guiados pela servidora pública Neusa entre os equipamentos originais da cervejaria, para saberem como era o processo de fabricação do líquido. Em seguida, acompanharam uma palestra sobre a Vila Itoupava, imigração alemã e a tradição dos Clubes de Caça e Tiro, ministrada por Manfred Gruetzmacher. Acompanharam em fotos e depoimentos tudo aquilo que o nosso local pode oferecer aos turistas. Esse evento foi um momento de divulgação do nosso potencial turístico ao grupo, conhecendo a nossa história, arquitetura, gastronomia, hospedagem, compras, fábrica de bebidas e trajeto da Caminhada Ecológica, muitos desses ‘in loco’. Um almoço típico foi degustado por todos no porão do Restaurante Ruvias. Mesmo em 8 horas de encontro, não foi possível passar por todos os atrativos da Vila, mas todos foram destacados de alguma forma durante o dia.
Nossa equipe agradece aos visitantes, a servidora Neusa Souza que se prontificou para abrir e atender o grupo no CTC (sábado) e agradece ao Intendente Leandro Índio, que, ciente da necessidade de reiniciar a divulgação turística para que após a pandemia a região volte a receber visitantes, autorizou a abertura do espaço neste momento em que os museus ainda estão fechados, com a exigência da manutenção dos protocolos de segurança (uso de máscaras, distanciamento seguro, uso de álcool para as mãos e ambiente arejado).
Vila Itoupava Soll Leben, Drei Mal Hoch!!!