Igreja Vila Itoupava - IECLB

Pouco se sabe sobre os inícios da Comunidade Evangélica de Vila Itoupava. Os únicos dados precisos sobre a sua constituição são: O prato batismal com a data de 05 de março de 1885, constando o nome de Fenna Wulff e o registro do batismo de Hugo Carl Strelow que aconteceu no dia 03 de maio de 1885. Presume-se, que os primeiros moradores evangélicos, antes e depois da passagem para o século XX, foram atendidos por pastores itinerantes, residentes em Blumenau.
Um ritmo de maior regularidade começou a partir de 1901, quando Itoupava Central se desmembrou de Blumenau. Os pastores Roesel (1902), Langbein e Gabler foram os primeiros párocos que atenderam esta Paróquia. O Pastor Gabler inaugurou em 08/12/1912 a igreja de Itoupava Rega I. Naquela época, Vila Itoupava ainda não tinha igreja própria. O Ensino Religioso e os cultos aconteciam na Escola Comunitária, onde hoje está construída a Intendência Distrital. Esta Escola, foi resultado da fusão da escola existente ao pé do morro do Cemitério e da Escola que existia a 500 metros na atual rua Emil Manke Sênior. Com a nacionalização do Estado Brasileiro, todas as atividades na língua alemã foram proibidas na Escola. A Comunidade foi proibida de fazer uso da Escola para os seus cultos e para o Ensino da fé cristã.
Em 16 de fevereiro de 1936, foi lançada a pedra fundamental da primeira igreja da Comunidade; lgreja Gustavo Adolfo pelo Pastor Venske.
Ela foi inaugurada em 13 de junho de 1937, sendo pároco de Itoupava Central o Pastor Hans Wiemer. Agora os moradores evangélicos de Vila Itoupava tinham um local próprio para os seus cultos, ensino dos confirmandos e outros ofícios. Naquela época, contudo, o ensino confirmatório ainda acontecia na Itoupava Central. Esta realidade mudou, quando o pastor recebeu um Jeep para fazer o atendimento pastoral nas comunidades do interior. Mudou por completo, quando Vila Itoupava, em 1960, se desmembrou de Itoupava Central e recebeu como seu primeiro pároco o Pastor Roberto Kinas. O Pastor Kinas atendeu às comunidades Massaranduba 58, Vila Itoupava, Itoupava Rega I e Itoupava Rega II, Braço do Sul e Treze de Maio. Por 24 anos o P. Kinas serviu na Paróquia de Vila Itoupava.
Em 1961 foi construída a casa pastoral.
Em 1963, sob o empenho e coordenação da Da. Loni Kinas, o foi constituído o Jardim de Infância Evangélico Johanna Conrad, o qual em 1984 foi relocado para a atual rua Wolfgang Blank e desativado em 2016.
Nos anos 1967 - 1973 foi construída a nova e espaçosa igreja Gustavo Adolfo.
Em junho de 1984, o P. Kinas foi substituído por Pastor Friedrich Gierus, que idealizou o 2º pastorado da Paróquia e lançou a pedra fundamental do futuro Centro Evangélico em Itoupava Rega I. A pedra fundamental foi lançada em em 17 de agosto de 1986 e inaugurado em 13 de agosto da 1989 já com o sucessor Pastor Hermann L. Mühlhäusser. O P. Hermann assumiu o pastorado na Vila Itoupava em julho de 1987.
Massaranduba 58, depois de 84 anos de cisão, voltou a integrar a Paróquia Evangélica de Massaranduba em 1990. Em setembro de 1991 veio Pastor Armando E. Claas para assumir o 2º pastorado, atendendo as comunidades Itoupava Rega I e II, Braço do Sul e Treze de Maio. isto até fins de 1997. A partir de janeiro de 1998 foi constituída a Paróquia Evangélica de Itoupava Rega, desmembrando-se assim, de Vila Itoupava .
Com a saída do P. Hermann em janeiro de 2003, assumiu como pároco da Vila Itoupava em março do mesmo ano, o P. Nilson H. Mathies e a Diácona Hildegard A. Mathies, como obreira voluntária.
O Nome da Igreja Gustavo Adolfo é uma homenagem ao rei da Suécia Gustavo II (1594-1632) que interveio na guerra dos trinta anos, a favor do protestantes (1630), trazendo paz entre católicos e protestantes.
Existe uma obra na Alemanha e no Brasil, de nome Gustavo Adolfo, que ajuda na construção de igrejas e casas pastorais. A Comunidade de Vila Itoupava recebeu verbas desta obra para a construção de suas Igrejas.
P. Nilson H. Mathies

Comunidade Vila Itoupava - IECLB

Igreja Gustavo Adolfo

Rua Henrique Conrad, 886 - Vila Itoupava - Blumenau - SC

(47) 3378-1140