Skat

O skat foi inventado por volta de 1810 na cidade de Altenburg, cerca de 40 km ao sul de Leipzig, Alemanha, pelos membros da Brommesche Tarok-Gesellschaft. Eles adaptaram um jogo local (Schafkopf) adicionando figuras aos populares jogos de Tarok e l Hombre. Estes jogos que originaram o skat são provenientes da Espanha, França e Itália. O próprio nome do jogo pode ser deduzido a partir do italiano: scartare (por de lado). Altenburg ainda é considerada a capital mundial do skat e possui um monumento dedicado ao jogo. O skat é considerado o jogo nacional de cartas da Alemanha e estima-se que um terço dos alemães joguem regularmente. Em 1850 o jogo chega a Blumenau com o próprio Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau e seus 17 companheiros. O skat era uma das poucas distrações na época da colonização. Após ter se popularizado entre os descendentes alemães, o jogo corre o risco de ser extinto por falta de interesse das novas gerações. Conhecido como o xadrez do baralho, o skat exige que o jogador possua raciocínio rápido e habilidade na combinação de números múltiplos. Objetivando alcançar esta agilidade no raciocínio, o skat chegou a ser introduzido experimentalmente como matéria escolar na Alemanha. Em jogos amistosos podem ser encontradas muitas variações. A mesa de jogo é formada por quatro jogadores, dos quais apenas três participam de cada mão (o jogador que distribui as cartas não participa). Cada jogador recebe dez cartas e duas permanecem no skat. Cada mão começa com um desafio (leilão). O vencedor das apostas se torna o mandante do jogo, e joga sozinho contra os outros dois jogadores juntos. O mandante tem o direito de usar as duas cartas do skat para melhorar seu jogo, e de escolher o naipe que será trunfo. Algumas cartas possuem valor, e o total de pontos do baralho é 120. Para vencer, o mandante deve ganhar pelo menos 61 pontos nas cartas ganhas nas vasas (lance de 3 cartas) mais as separadas no skat; os oponentes vencem se as cartas ganhas nas suas vasas combinadas somarem 60 pontos. Ao invés de dizer um naipe como trunfo, o mandante pode escolher jogar Grand (valetes são os únicos trunfos) ou Null (não há trunfos e o objetivo do mandante é perder todas as vasas). O valor do jogo depende principalmente do trunfo escolhido e da localização dos trunfos mais fortes (valetes). O mandante ganha estes pontos (nunca menor que o valor do leilão no início da mão) se vencer o jogo e perde o dobro se não vencer. É importante perceber que no skat a contagem dos pontos, que determina se o mandante venceu ou perdeu, é completamente separado do valor do jogo, que determina quanto ele ganhou ou perdeu.