Hospital Misericórdia de Vila Itoupava

A história do Hospital Misericórdia teve início em 1923, com a chegada do Dr. Alfredo Hoess da Alemanha. A pedido do farmacêutico Sr. Max Haufe, ele instalou seu consultório numa estrebaria reformada, que também servia para pequenas cirurgias. A primeira cirurgia foi feita em Emílio Kobs (hérnia).A história do Hospital Misericórdia teve início em 1923, com a chegada do Dr. Alfredo Hoess da Alemanha. A pedido do farmacêutico Sr. Max Haufe, ele instalou seu consultório numa estrebaria reformada, que também servia para pequenas cirurgias. A primeira cirurgia foi feita em Emílio Kobs (hérnia).
Naquela época, a localidade possuía cerca de 1.000 moradores e era o centro das divisas dos municípios de Jaraguá do Sul, Pomerode, Massaranduba, Luiz Alves e Gaspar. Por causa das grandes distâncias, reuniram-se lideranças da comunidade para planejar a construção de um hospital na região.
Pelo empenho de Max Haufe, Max Wulf, Henrique Feldmann, Emílio Manke, Ervin Manzke, Frederico Kilian e outros, teve início a Sociedade Beneficência Misericórdia de Vila Itoupava.
Assim, foi eleita no ano de 1923 a primeira diretoria que era constituída pelos Srs.:

Presidente: Sr. Max Wulf
Secretário: Sr. Max Haufe
Tesoureiro: Sr. Carl Bauer

* Para angariar fundos, em 1943 foram emitidos Títulos de Contribuição.

Rua Max Haufe, 211

(47) 3378-1110
www.hmvi.com.br