Quadrado Sator

Papel com letras e símbolos foi encontrado atrás de uma tampa de fechadura na porta de entrada de uma casa comercial na Vila Itoupava. Nas duas portas de acesso tinha este bilhete dobrado atrás da tampa da fechadura. Não é letra de nenhum morador do imóvel.

Será alguma forma de pedir proteção (mística)?
Será apenas uma brincadeira (enigma) do marceneiro que instalou a fechadura há 6 décadas atrás?

A história do misterioso quadrado
Com a expressão quadrado Sator designa-se uma estrutura com forma de quadrado mágico composta por cinco palavras latinas: SATOR, AREPO, TENET, OPERA, ROTAS, que, consideradas em conjunto (da esquerda para a direita ou de cima para baixo), dão lugar a um palíndromo.

O curioso quadrado mágico é visível num número bastante vasto de achados arqueológicos em diversas partes da Europa.
O exemplo mais antigo e célebre é o das escavações de Pompeia, encontrado em 1925. É uma incisão numa coluna do grande ginásio: teve grande importância nos estudos que se fizeram sobre a história do quadrado.
Quanto à mensagem, estas palavras não têm um significado claro, mesmo para quem domina o Latim. As palavras arepo e rotas são o maior problema. No entanto, analisando-as com mais cuidado, percebe-se que arepo é apenas o contrário de opera e que rotas é o contrário de sator. Então, na realidade, existem apenas três palavras: sator opera tenet.

Com isto, a coisa fica um pouco mais fácil. Seu significado, numa tradução livre, pode ser:
O semeador (Deus) segura sua obra (criação) na sua mão. Será que a inscrição foi feita pelos primeiros cristãos antes da catástrofe ou será que se origina de cristãos do século III, os quais saqueavam tesouros das casas soterradas? São novas perguntas que continuam sem resposta.
Mas alguns historiadores pensam que o Quadrado é mais antigo do que a Igreja Católica.
http://www.numaboa.com.br/criptografia/transposicoes/324-sator

Acervo: Manfred Gruetzmacher