Casa Haco

Construída em 1916. Trata-se de edifício construído em estrutura enxaimel de grande porte, com detalhes construtivos e acabamentos esmerados. A estrutura aparente enxaimel revela perfis de madeira com a mesma espessura e tijolos com diferentes tonalidades, cuidadosamente assentados.
Os ambientes foram distribuídos em três níveis: térreo, primeiro pavimento e sótão. Buscando tirar o melhor proveito da área do sótão, compõem a cobertura águas furtadas, diversos panos de telhado e mansarda.
As esquadrias são de madeira, assim como toda a estrutura, e foram pintadas de branco. As janelas são de duas folhas de abrir, apresentando, na sua maioria, bandeira fixa.
O edifício está implantado acima do nível da rua, sobre um pequeno muro de pedra, sendo a entrada principal protegida por um grande canteiro que, além de embelezar a edificação, garante privacidade, funcionando como barreira física entre a rua e a casa.
Fonte: UDESC.

IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional 

* O prédio foi construído por Carl Bauer em 1916 para ser um hotel. Mais tarde foi vendido para família Hinsching e por final vendido para Henrich Conrad - Haco. Sempre com a finalidade de hotel. Henrich Conrad arrendou o hotel para para o casal Anne e Willy Richter e depois para o casal Wally e Emílio Kobs. Também chegou a ser um mercado.  

Rua Henrique Conrad, 595 - Vila Itoupava - Blumenau - SC